A Baleia Jubarte e o projeto de conservação da espécie

Baleia jubarte
Nome científico: Megaptera novaeangliae
Tamanho: Até 16 metros de comprimento
Peso: de 35 a 40 Toneladas

A baleia jubarte é uma espécie que vive em todos oceanos, por isso é chamada cosmopolita (do grego kosmós = mundo e polites = cidadão). Assim como outras espécies de baleias, essa fantástica espécie realiza a migração anual, entre duas áreas: a área de alimentação e a área de reprodução.

Conheça o projeto Baleia Jubarte, que atua na conservação dessa espécie! 

No Brasil, as baleias jubartes são muito avistadas por toda costa nordeste, e é no banco de Abrolhos (Bahia) o maior sítio reprodutivo dessas baleias no Atlântico Sul. Todo ano as baleias vêm para o nordeste do Brasil se reproduzirem no inverno e voltam no verão para próximo do polo sul, para alimentar-se de krill. Como não existe krill nas águas quentes do Brasil, as baleias fazem essas longas viagens até os mares polares para se alimentar.

O krill é um animal, crustáceo, parecido com o camarão. As baleias possuem na boca um conjunto de cerdas que usam para separar o kril da água. Quando comem, as baleias jubarte abrem a boca e engolem muita água, inflando todas as pregas ventrais que elas possuem (característica marcante dessa espécie); depois, elas jogam a água para fora por meio das cerdas (“dentes”), filtrando o krill da água.

Você sabia?
Foi uma baleia jubarte que engoliu Dory e Marlin no filme “Procurando Nemo”.  No filme, os dois peixinhos acabaram sendo engolidos junto com o krill que passava por eles naquele momento.

giphy

 

A gestação de uma jubarte dura de 11 a 12 meses, e, como a baleia é um mamífero (animais que possuem pelos, glândulas mamárias e respiram por pulmões), não peixe, no nascimento a mãe jubarte tem de ajudar o filhote a respirar, nadando embaixo dele, empurrando-o à superfície. O bebê baleia já nasce com 4 metros de comprimento e pesando até 1000 kg. Com aproximadamente 10 meses o filhote começa a comer krill também, além de mamar. E é com um ano de vida que ele pode se separar de sua mãe, mas apenas com 6 anos de idade ele chegará na idade reprodutiva.

Para saber mais, acesse também o infográfico interativo que o Jornal Estadão elaborou sobre a baleia jubarte! Clique na imagem e confira! 

baleia

 

Em ação de educação ambiental, a Simbiosis apresenta a baleia juju. Ela é um bicho de pelúcia muito fofo que carrega informações sobre as baleias jubartes, e parte do dinheiro de sua venda vai para ações de conservação e educação, promovidas pelo LAMAQ (Laboratório de Mamíferos Aquáticos da UFSC), acerca das baleias e mamíferos aquáticos. Contribua com esse projeto adquirindo a Juju.

unnamed

Ao comprar essa fofura você está contribuindo para ações de educação e conservação da baleia jubarte!