Programa ReÓleo – Parceria ACIF

O Programa ReÓleo atua no processo de recolhimento de óleos de cozinha usados por meio da troca das bombonas dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntários), realizado atualmente pela empresa Ambiental Santos por possuir a autorização necessária para transporte dos óleos saturados.

O óleo de cozinha, quando despejado pelo ralo da pia fica acumulado no sistema de esgoto e acaba provocando vários entupimentos, dificultando assim o trabalho das unidades de tratamento em estações de tratamento de esgotos e causando um transbordamento dos esgotos em vários pontos. Esse foi o caso observado na orla da Avenida das Rendeiras à cerca de 17 anos atrás, pois os restaurantes ali presentes realizavam despejos inadequados do óleo saturado que utilizavam. Foi em meio a essa realidade que surgiu o ReÓleo, em parceria com uma empresa especializada em óleo de cozinha saturado.

A Simbiosis atua como um PEV desde 2015. Uma bombona para coleta, fica no corredor do térreo do CBB – UFSC(mais precisamente entre os prédios dos departamentos do MIP e ECZ). É importante que algumas instruções sejam seguidas para que o óleo usado possa ser reaproveitado corretamente. Veja na imagem.

reoleo_quadrinhosrud
Leia mais!