Você sabe qual a importância do Sistema de Gestão Ambiental no setor hoteleiro?

No segundo semestre de 2017 a Simbiosis ampliou sua área de prospecção e começou a oferecer projetos de sistema de gestão ambiental para o setor hoteleiro, ramo bastante presente em Florianópolis, devido ao setor turístico ser um dos principais para a economia da cidade. Explicamos em nosso artigo sobre Educação Ambiental como funcionam esses sistemas de gestão ambiental, mas qual a importância e as melhorias causadas nas empresas?
O que muitos empresários pensam sobre um sistema de gestão ambiental é que ele é caro, não tem retorno ou importância, a certificação exige muito compromisso da empresa, entre outros.
Mas se para implantar um SGA tem custos, quanto custa não o ter? É aí que percebemos grandes problemas como: danos à imagem por poder ser visto como um negócio que não é a favor do meio ambiente ou que causa danos a ele, pode haver também perda de competitividade porque existem outras empresas que têm um SGA implantado e o exploram como marketing verde e como sinal de responsabilidade ambiental assim acabam tendo uma visão mais amiga da sociedade em relação ao meio ambiente, multas ambientais, processos judiciais, como também acidentes ambientais podem acontecer, entre muitos outros.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, cada vez mais preocupados com o quanto suas ações afetam o meio ambiente e como diminuir o impacto que causam no mesmo, assim preferem hospedar-se em locais mais ecológicos onde sabem que estão contribuindo com o planeta.
Por ordem de relevância as principais motivações para a implantação de um SGA são:
1- Público exigente e preocupado com sua pegada no planeta
2- A concorrência
3- Possibilidade de ser feito Marketing Verde
4- Redução de gastos e desperdícios
5- Comprimento de leis ambientais
6- Tendência mundial
Quais os benefícios de se ter um SGA?
Imagem mais atraente para o mercado, redução dos desperdícios, prevenção dos riscos ambientais como acidentes ambientais, multas, ações judiciais, disseminação da responsabilidade ambiental desde os colaboradores até os clientes, demonstrar consciência ambiental ao público assim gerando competitividade e criando boa reputação.

Por Laura Matielo – Assessora de Marketing Simbiosis